Docentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo defendem teses de doutorado
Profa. Karine Oliveira e Prof. José Rodolfo Thiesen concluiram doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA.
Neste mês de dezembro de 2025, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas ganhou dois novos docentes doutores em Arquitetura e Urbanismo. Os docentes cursaram Doutorado Interinstitucional fruto da parceria entre o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia e o Programa de Pós-graduação em Projeto e Cidade da Universidade Federal de Goiás.
No dia 08 de dezembro, a Profa. Karine Camila Oliveira defendeu a tese "Habitar o Patrimônio: práticas cotidianas e disputas na preservação dos bens edificados". No trabalho, a docente investigou as tensões entre os discursos institucionais de preservação do patrimônio cultural edificado e as práticas cotidianas dos moradores em cidades tombadas, tendo como campo empírico a cidade de Goiás (GO).
No dia 12 de dezembro, o Prof. José Rodolfo Pacheco Thiesen defendeu a tese "Canteiro colonial: trabalho, coerção e resistência", que pesquisou a economia política da arquitetura e da construção na América Latina colonial, centrando-se nos canteiros de obras para analisar as dinâmicas de trabalho, coerção e resistência.
Com essas defesas, o curso de Arquitetura incrementa significativamente a formação de seu quadro docente, qualificando sua equipe para avançar nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão.

